quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Anemia Hemolíticas


O que é?

A anemia hemolítica é uma doença auto-imune, mais comum entre as mulheres do que entre os homens. É caracterizada pela produção de anticorpos que reagem contra os eritrócitos, que são as células vermelhas do sangue, destruindo-as e produzindo a anemia. Esta doença tem uma evolução muito rápida e na maioria dos casos não se identifica a causa. Seu tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico. Também denominada anemia aplástica, doença da hemoglobina S-C ou doença da hemoglobina S-B –talassemia, é uma enfermidade provocada pela redução dos glóbulos vermelhos que transitam pela corrente sanguínea. Esta destruição das hemácias pode ser produzida no interior dos vasos pelos quais circulam – hemólise intravascular – ou em outra parte do organismo – hemólise extravascular.
La <b>anemia hemolítica</b> es un
Este rompimento dos glóbulos pode ocorrer de uma forma menos drástica, até mesmo sem causar maiores problemas ao paciente, ou pode se dar de tal maneira que leva o indivíduo à morte. Esta anemia pode ser classificada de acordo com a sua procedência, ou seja, se ela é contraída por fatores externos ou se é inata.
A doença apenas se expressa no organismo quando a medula óssea não puder, por alguma razão, elaborar uma quantidade suficiente de hemácias que supra o número dos glóbulos eliminados precocemente. Do contrário, mesmo com a quebra destes eritrócitos, a anemia não será instaurada no corpo atingido.
A ruptura das hemácias pode ser desencadeada pela ocorrência de processos infecciosos, por meio de determinados remédios, graças a problemas auto-imunes  e a outros de natureza hereditária. A terapêutica adotada para combater esta enfermidade será escolhida de acordo com o agente que estiver provocando a eclosão deste distúrbio e conforme o tipo de hemólise ocorrida.
A anemia congênita se expressa quando há problemas nas hemácias, nas suas películas exteriores ou no seu conteúdo; no caso de hemoglobinopatias, ou seja, doenças que nascem de defeitos nas hemoglobinas, proteínas contidas nas hemácias; e quando ocorre uma carência de enzimas.
A adquirida é provocada pela incidência de anticorpos, como ocorre nas doenças auto-imunes; por uma resposta negativa ao mecanismo de transfusão de sangue; ou em decorrência de um fracionamento automatizado das hemácias. 

As causas podem incluir vários farmacos, distúrbio auto-imune ou linfoproliferativo subjacente.

Sintomas

Os sintomas da anemia hemolítica são:
* Fraqueza;
* Sensação de desmaio;
* Palidez;
* Falta de apetite;
* Tontura;
* Cansaço;
* Sono;
* Indisposição;
* Dor de cabeça;
* Unhas fracas;
* Pele seca;
* Queda de cabelo;
* Falta de ar;
* Palidez nas mucosas dos olhos e boca;
* Falhas na memória e
* Dificuldades na concentração.

Tipos de AM e Diagnóstico

Existem dois tipos de anemia hemolítica, uma que é ativada por temperatura baixas denominada anemia hemolítica de anticorpos reativos ao frio e outra por temperaturas altas conhecida como anemia hemolítica de anticorpos reativos ao calor. O diagnóstico da anemia hemolítica é feito através de exames ao sangue que identificam anticorpos contra as próprias células do sangue.
. Coagulação intravascular disseminada
. Hemoglobinopatia
. Esferocitose hereditária
. Anemia hemolítica não-esferocítica
. Anemia sideroblástica
. Anemia megaloblástica
Tratamento
Esteróides em altas doses (anticorpos a quente), Imunoglobulina intravenosa (anticorpos a quente). Plasmaférese nos casos graves (anticorpos a quente).
Evitar frio, administrar sangue/líquidos aquecidos (anticorpos a frio).
Esplenectomia para casos refratários ou recorrentes (anticorpos a quente).
Imunossupressão (anticorpos a quente e a frio).
A reação cruzada é difícil devido aos auto-anticorpos, portanto utiliza-se o sangue menos incompatível.
Esplenectoma para os casos refratários ou recorrentes.
Esquemas imunossupressores mais intensivos disponíveis para os casos refratários pós-esplenectomia.

Dica
Como em todos os casos de hemólise extravascular, o ferro é reciclado; assim, múltiplas transfusões acarretam sobrecarga de ferro.

Anemias, Como identificá-las?






Nenhum comentário:

Postar um comentário