segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Costocondrite e Síndrome de Tietze


O que é?
Costocondrite (também chamada de síndrome costoesternal, síndrome da parede torácica, síndrome da parede torácica anterior, é uma causa relativamente freqüente de dor torácica anterior.  Dor recorrente nas articulações costo-condrais (no centro do peito, onde as costelas se juntam ao esterno) é a principal queixa, e é geralmente desencadeada por certos movimentos do tórax, como extensão da coluna cervical ou tração posterior dos braços estendidos, pela palpação das articulações ou por tosse ou inspiração profunda.  O acometimento de mais de uma articulação é freqüente, principalmente da 2ª à 5ª articulação conto-condral e/ou costo-external.  As causas não são bem estabelecidas, mas a freqüente presença de uma história de tosse excessiva ou pequenos traumas sugere um processo mecânico simples, de traumas/ sobrecarga gerando inflamação.
Síndrome de Tietze
A síndrome de Tietze é uma condição bastante semelhante, mas muito mais rara que a costocondrite. Aqui há inchaço, dor espontânea e dor à palpação das mesmas articulações cartilaginosas da parede torácica anterior. Tietze pode ser distinguida da costocondrite por uma série de fatores: menor idade de início, predileção pela 2ª e 3ª articulação costo-condral, lesão unilateral ou única em mais de 70% dos pacientes e, principalmente, pela presença de edema (inchaço) local. Quando há mais de uma articulação acometida, elas tendem a ser vizinhas em um mesmo lado do tórax. O edema, a menor idade dos pacientes e o acúmulo anormal de contraste nas articulações à cintilografia sugerem uma natureza mais inflamatória na S. de Tietze em comparação à costocondrite, mas aqui também as causas não estão bem estabelecidas.
Causas
As causas exatas da costocondrite são desconhecidas. Pode ser causada por repetidas pequenas lesões na parede do tórax. Além disso, as infecções, principalmente infecções respiratórias virais, podem causar inflamação das junções costocondrite. Às vezes, a infecção por bactérias e fungos também podem ser responsáveis ​​por causar dor no peito. Além destes, pode-se sentir dor no peito após uma cirurgia esterno. Graves ferimentos sofridos em acidentes graves pode ser outro fator levando a costocondrite.
 
Sintomas
O sintoma mais comum de costocondrite é a dor no peito sentida na parte da frente da parede torácica. Às vezes, essa dor pode se espalhar para outras partes adjacentes do corpo, como costas ou no abdômen. A dor é geralmente sentida no lado esquerdo do peito. Foi observado que os ossos da costela quarto, quinto e sexto são mais comumente afetados pela dor aguda causada pela costocondrite, que é agravada pela respiração profunda e quaisquer outras atividades que pode esticar a cartilagem inflamada. Se as articulações das costelas são pressionados, eles se sentem sensíveis ao toque. No entanto, se ela aparece após uma cirurgia esterno, em seguida, para além da dor, inchaço, vermelhidão e pus também pode ser observada. 

Diagnóstico
O diagnóstico de costocondrite ou Tietze é clínico; não há nenhum exame laboratorial ou radiológico característico. A exclusão sistemática de outras condições que podem mimetizar estas síndromes é fundamental. Doença das coronárias está presente em 3 a 6% de todos os adultos com dor torácica. História e exame físico são geralmente suficientes para diagnosticas Tietz ou costocondrite em crianças e adolescentes, mas em indivíduos acima dos 35 anos, principalmente naqueles com história que sugira risco coronariano, ou com sintomas cardiopulmonares, mais testes se fazem necessários. Estas articulações podem também ser acometidas em doenças sistêmicas, como artrite reumatóide, artrite psoriática, espondiloartropatias, entre outras.

Opções Terapêuticas
Tanto costocondrite quanto síndrome de Tietze são condições benignas e autolimitadas, mas recorrências são freqüentes. O conforto de um diagnóstico preciso, cursos breves de anti-inflamatórios  a aplicação local de calor são suficientes para a maioria dos pacientes. Infiltração local com corticoides e lidocaína (anestésico) ou bloqueio de nervo intercostal são indicados em alguns casos refratários. Pacientes com síndrome de Tietze com dor persistente pode se beneficiar de cursos curtos de pequenas doses de corticoides orais. Definir e evitar traumas ou exercícios repetitivos que possam estar provocando a situação é lógico. Em um estudo preliminar, exercícios de alongamento pareceram ajudar a evolução da costocondrite.

8 comentários:

  1. Pensei que estava morrendo, mas tudo indica que tenho costocondrite. Vou ao médico pra confirmar, ou não...

    ResponderExcluir
  2. Desenvolvi a Sindrome de Tietze e minha primeira crise persistiu por 1 ano e 11 meses. Há mais de um ano estava bem e resolvi retomar alguns exercícios bem simples de musculação, com todas as orientações do problema e com pesos muito leves. Após duas aulas, nfelizmente tive uma reicidéncia das dores. Musculação nunca mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola so consegui ver pouca melhora com a injecao de esteroides mas nao consegui pagar para aplicar em todas cartilagem, EU tenho todas cartilagem inflamado por favor como vc conseguiu se curar me ajude tomei remedio 3 vexes e nao fez nenhum efeito, estou desesperada de tanta dor. Meu email senhora_fabi@hotmail.com ja pedi informacao sobre isso e ninguem me responde. Obrigada

      Excluir
  3. Essa tristeza não tem cura. a verdade é essa.
    24 horas de dor. Os médicos não conseguem direcionar nenhum tratamento eficaz, Ninguém sabe de fato como acabar com os sintomas, as dores melhoram com medicamentos porém, ficamos com efeitos colaterais horríveis dos medicamentos, aí mais medicamentos para os efeitos colaterais
    e não tem fim esse ciclo. É muito sofrimento e limitação física.
    Os tratamentos complementares são caríssimos, impagáveis, infelizmente.
    Que Deus nos ajude.

    ResponderExcluir
  4. Eu por conta propria estou me diagnosticando com uma dessas doenças. Agora a pouco muita dor ao levantar da cama. Uma dor ao movimentar e de repente some e de repente volta..triste.

    Mais de 2 anos e sinto que piorou porque não estou tratando, foquei no mastologista aí me mandaram ir no cardiologista também. Então dar um desespero, mas semana que vem se Deus quiser vou pro ortopedista e posteriormente pro cardiologista pra descartar problemas cardíacos.
    O fato é que as primeiras vezes que eu senti essas dores pensava que estava infartando e iria morrer. Horrivel,
    Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Detalhe a minha dor e na linha abaixo do peito esquerdo e seguindo pela costela para as costas. So do lado esquerdo. Mas antes ficava aquele peso na mama descendo pra axila braço e um reflexo nas costas abaixo da escapesc esquerda. A mama melhorou e o braço também,pore pa dor tá mais forte na linha abaixo da mama esquerda costela e costas.
    Algum especialista pra comentar por favor. Grata

    ResponderExcluir
  6. Já tenho isso a 5 anos até hj não melhorou sinto dores fortes nas costelas flutuante do esquerdo e direito nenhum tratamento resolveu o problema e isso aconteceu devido a um trauma na costelas já não sei mais o q fazer

    ResponderExcluir
  7. Tem que procurar um ortopedista, fazer uma ressonância magnética, vai aparecer a patologia.

    ResponderExcluir