segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Septicemia





O que é?
A septicemia é uma infecção geral no organismo grave, desenvolvida por via sanguínea a partir de outra infecção já existente. Antigamente, uma grande percentagem de pessoas morria. Com a descoberta dos antibióticos atuais o número reduziu. Contudo, continua a haver uma taxa elevada em doentes com o sistema de defesa alterado e idosos.
Na origem da sepsis pode estar uma infecção por agentes bacterianos, fungos ou vírus. Esta pode também ocorrer quando é feita uma cirurgia numa área infectada ou onde há bactérias como o intestino por exemplo.
Sintomas
O doente se consciente refere aos seguintes sintomas:
  • febre alta
  • calafrios
  • respiração rápida
  • batimentos cardíacos acelerados
  • mal-estar
  • diminuição da temperatura corporal
  • queda de pressão arterial
  • confusão mental
  • feridas na pele

Diagnóstico e prognóstico
A recolha de informações do doente são fundamentais para determinar a causa e gravidade da doença. O RX , TAC, colheita de líquido do interior da coluna (punção lombar) e a análise de sangue e urina são usados para o diagnóstico.
A identificação do agente causador é fundamental para o diagnóstico e cura. Quanto mais tarde se iniciar o antibiótico menor as hipóteses de recuperação.
São feitos exames (culturas) ás amostras de sangue, urina e punção lombar para verificar qual o microrganismo que cresce e qual o antibiótico correto neste caso. microrganismo exame completo demora pelo menos 4 dias, para dar tempo ao microrganismo de se multiplicar, ser identificado e observar a qual antibiótico reage. Durante este tempo o doente faz o antibiótico prescrito pelo médico tendo por base o local de onde partiu a infecção. Após o resultado das culturas continua ou muda antibiótico conforme os dados indicados.
Tratamento
Devido à gravidade da doença, estes doentes são tratados na unidade de cuidados intensivos porque necessitam de uma monitorização constante quanto à perfusão sanguínea, função respiratória, renal e cardíaca.
O fundamental ao tratamento são os antibióticos para se combater a infecção. São administrados soros para não deixarem baixar os valores da tensão arterial. Em certas situações, o soro não é suficiente para manter a tensão arterial estável pelo que é necessário recorrer ao uso de medicamentos.
Geralmente, estes doentes não se alimentam pela boca, pelo que lhes é colocado uma sonda nasogástrica (tubo colocado no nariz até ao estômago) para se alimentarem (alimentação entérica). Também é administrada alimentação pelas veias (alimentação parentérica).
Se o doente não conseguir respirar sozinho, pode ser necessário usar uma máquina (ventilador) para o ajudar a respirar ou respirar por ele.
Os rins também podem parar temporariamente. Nestes casos o doente faz hemodiálise para limpar o sangue das impurezas.
Alguns doentes precisam de um controlo da glicemia (açúcar no sangue).
Estes doentes necessitam de medidas preventivas para a trombose venosa profunda (meias elásticas por exemplo) e aparecimento de úlceras de pressão (feridas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário