quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Laringomalácia

O que é?

Laringomalácia é a causa mais comum de estridor na infância, sendo responsável por 65 a 75% dos casos de estridor. Acomete mais o sexo masculino numa proporção de 2:1. Essa condição é determinada pela incapacidade laríngea de manter seu lúmen aberto durante a inspiração. O estridor inspiratório é a principal manifestação da doença que é, na maioria das vezes, auto-limitada e se resolve nos primeiros 12 a 18 meses de vida. Contudo, em 10% dos casos é necessária a abordagem cirúrgica, uma vez que a obstrução respiratória pode levar a quadros de dispneia grave, disfagia, retardo no crescimento e apnéia obstrutiva do sono.
Sua etiologia ainda não é conhecida. Várias teorias tentam explicar a etiopatogenia da laringomalácia. A mais aceita, atualmente, diz ser a laringomalácia resultante de uma imaturidade neuromuscular levando a uma hipotonia supraglótica e acarretando a flacidez dessas estruturas durante a inspiração. Outra teoria aponta para uma diminuição da sustentação do arcabouço cartilaginoso. A hipotonia da musculatura laríngea também é citada como possível mecanismo etiopatogênico.

Sintomas
O seu sintoma fundamental é o ruído agudo que as crianças fazem ao respirar. Nos pacientes com laringomalácia o ruído é mais evidente quando a criança inspira. O ruído pode diminuir quando a criança se  deita de barriga para baixo. O mais frequente é que este ruído se in inicie nas três ou quatro semanas de vida. É uma alteração congênita da laringe.Geralmente é um problema benigno que se resolve com o amadurecimento da criança. Produz-se porque durante o desenvolvimento fetal as estruturas da via aérea da criança não se desenvolvem de forma adequada e ao nascer a criança tem uma laringe pouco madura que se colapsa ao respirar.


Diagnóstico
O diagnóstico é baseado na história clínica e epidemiológica de recém-nascidos e lactentes com estridor inspiratório, que piora com agitação ou choro e melhora durante o sono. Tradicionalmente, a laringoscopia direta é o exame padrão ouro para o diagnóstico do estridor. Como a laringomalácia é o diagnóstico mais comum de estridor e, geralmente, a causa mais benigna, a avaliação dinâmica da laringe através da nasolaringoscopia com endoscópio flexível vem sendo empregada com bons resultados, apesar de não substituir a laringoscopia direta com endoscópio rígido nos casos indicados. A avaliação da imagem endoscópica tem sido, contudo, pouco sistematizada até o presente momento, com fatores de confundimento relacionados à experiência do observador e à variação anatômica inerente do ser humano. Por isso, resta estabelecer de forma controlada quais alterações anatômicas demonstraram ser mais constantes quando avaliadas pela nasofibrolaringoscopia, estabelecendo parâmetros que devem ser avaliados em todo caso com suspeita de laringomalácia. Isto não parece ter sido realizado até o presente momento.
Tratamento
Cerca de 99% dos casos de laringomalácia são um transtorno benigno que se resolve por si só quando a criança cresce e a sua laringe amadurece (por volta dos 2 anos de idade). Se não for assim, terá de se recorrer à cirurgia.

Ruídos do bebê com Laringomalácia


Nenhum comentário:

Postar um comentário